quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casamento na Igreja - O cortejo





Quando se fala em casamento,logo temos a ideia daquele cortejo formal,convidados entrando na igreja ,de forma organizada,cerimonial trabalhando para que nenhum imprevisto aconteça e que por fim,tudo ocorra dentro do esperado.
O site Casamento & Cia publicou um post sobre a tradição do corteja na igreja,com um simplificado passo a passo:

A entrada do cortejo na igreja tem as seguintes possibilidades:

Os convidados se instalam na igreja.

1 - Os primeiros a entrarem na igreja são: os padrinhos, sendo um casal de padrinhos da noiva, seguidos de um do noivo, depois o noivo com a mãe, seguidos pelo pai do noivo e a mãe da noiva.

No altar, os padrinhos do noivo ocupam o lado direito e os da noiva o lado esquerdo. Nesse cortejo as mulheres se posicionam ao lado esquerdo dos homens.

Em seguida entram as damas e pajens, as meninas à esquerda dos meninos.

Finalmente, entram a noiva com seu pai. Ela é a única a entrar pelo lado direito; na falta do pai ela pode entrar sozinha, ou com um irmão.

Ao chegarem próximo do altar, o noivo se dirige à noiva, cumprimenta o pai da noiva (ou quem esteja substituindo), com um aperto de mão e pede a mão da noiva.

Após receber a mão da noiva ambos se dirigem para o altar, o pai da noiva se dirige para o lado esquerdo junto à mãe da noiva.

2 - O cortejo é formado fora da igreja: neste caso é a noiva ao lado direito de seu pai que entra em primeiro na igreja, acompanhada das damas de honra, em seguida o noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo, o pai do noivo e a mãe da noiva, e depois os padrinhos.



3 - Para uma entrada menos protocolar, os noivos podem entrar juntos na igreja, seguidos dos seus respectivos pais e padrinhos.


Ao final da cerimônia, os noivos cumprimentam os padrinhos. Depois, se reúnem na frente do altar, o noivo dá o braço direito à noiva e o casal abre o cortejo de saída pelo corredor central, seguidos pelas damas e pajens, os pais dos recém-casados, os padrinhos de ambos lados, ou ainda podem sair primeiro os pais, os padrinhos, as damas e pagens e por último os noivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário